Apresentação

 

O Programa de Estudos e Pesquisas da Ação e do Sujeito (PEPAS) foi criado em Janeiro de 2001. Os participantes são pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O PEPAS tem como objetivos:

Realizar pesquisas e promover cursos no programa de pós-graduação em saúde coletiva do IMS sobre as implicações sociais e subjetivas dos novos desenvolvimentos em biomedicina e biotecnologias. Estamos especificamente interessados no impacto dos desenvolvimentos conceituais e técnicos em psiquiatria, neurociência e saúde mental na formação de subjetividades.

Realizar pesquisas sobre abordagens das ciências sociais e humanas sobre a biomedicina e a saúde mental.

Promover pesquisas, seminários, congressos e publicações em conjunto com instituições acadêmicas e não-acadêmicas no campo da saúde e áreas afins.

Promover o intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos da UERJ e outras universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

Produzir estudos comparativos sobre categorias psiquiátricas (autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos somatoformes) e a formação de identidades.

 


 

Cogito Ergo Sum 3 Susan Aldworth 2006. Image courtesy of the Artist and GV Art, London.